Doar

Brasil: Macapá / AP (Ribeirinhos)

R$

Quantia Personalizada

Informação pessoal

Acesse o site de contribuições da CIBI para concluir a sua doação.

https://contribua.cibi.org.br/contribuicoes-e-ofertas

Total da doação: R$1,00

0 Comentários
Brasil: Macapá / AP <small>(Ribeirinhos)</small>

Luiz Neto e Liliane Santos

Nossa IBI fica as margens do Rio Amazonas, em uma das muitas áreas de ressaca da cidade.

No ano 2000, 19% da população morava em área de ressaca, hoje se estima que mais de 100.000 pessoas morem em área de ressaca, que na nossa região, são ribeirinhos emigrados de ilhas do Pará que vem morar em Macapá.

A desnutrição, a falta de infraestrutura local, a baixa renda das famílias são fatores que assustam, pois as crianças estão crescendo sem oportunidades e sem perspectivas de futuro.  Aí entra o nosso PROJETO ACOLHER (ensinando para transformar vidas) trazendo perspectivas de vida, esperança de dias melhores e ensinando sobre direitos e deveres de cada cidadão.

 Por falta de políticas públicas no bairro, bairro esse que é um dos maiores em índice de violência, drogas e exploração infantil. Alguns exemplos são: a área habitacional é em sua maioria casas em palafitas, as escolas estão a mais de 3 km, posto de saúde também está distante, não há uma área de lazer, falta acessibilidade.

Vemos um grande número de crianças e adolescentes que são exploradas sexualmente, drogas licitas e ilícitas, gravidez precoce, alto índice de natalidade (maioria das famílias possuem mais de 4 filhos e muitas dessas mães são mães-solteiras) falta um cuidado familiar com os filhos em relação a estudo o que aumenta a evasão escolar.

Baixa autoestima entre adolescentes que ganham sua vida como estivador, abandonando a escola.

Diante desta realidade, o projeto visa trabalhar com a informação e prevenção visando à diminuição da exploração infantil. A iniciação nessas áreas é a partir de 10 anos de idade, o que tem comprometido o desenvolvimento saudável das crianças. Não há acesso a qualificação profissional para jovens e adultos o que gera demanda por oficinas e cursos que podem ser realizadas de acordo com a necessidade da comunidade em conjunto com palestras motivadoras. A maioria dos adultos que trabalham estão na informalidade

Galeria de Imagens

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.