Curso Intensivo de Missões 2020

A MISSÃO DO REINO NA (PÓS) PANDEMIA

Realidades e desafios

O QUE A BÍBLIA DIZ
MATEUS 24:6,7,8, 13 e 14
“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.”

O PROBLEMA
Estamos vivendo um período de pandemia mundial e cada país a enfrenta dentro do seu contexto cultural, geográfico, econômico, social e político. No Brasil não é diferente. Cada estado e cada município tem buscado soluções para enfrentar o Covid-19. Entender e conhecer o contexto local é fundamental para enfrentar a crise instalada.

REALIDADE – TRANSMISSÃO GLOBAL, MISSÃO GLOBAL
“Nosso mundo mudou para sempre.” Todos provavelmente viram tais palavras no primeiro quadrimestre de 2020. E, ainda que elas cheirem a hipérbole, presenciamos como um pequeno vírus se tornou o veículo por meio do qual o mundo tomou uma grande sacudida.
Se os órgãos governamentais se reúnem diariamente para avaliar e elaborar respostas à Covid-19, então os que estão no ministério em tempo integral, igrejas e agencias missionárias, provavelmente precisarão de uma abordagem que exija um reengajamento contínuo com os intermináveis ciclos de rápidas mudanças no mundo.
Correção de curso. A (predominantemente ocidental) narrativa de um progresso ininterrupto sofreu um sério, mas provavelmente não fatal, golpe. A despeito da tendência macabra da mídia para noticiar desastres e conflitos, o florescimento humano teve uma corrida incrível na maior parte do mundo nos últimos 25 anos. No entanto, somos sempre vulneráveis a contratempos. Guerras, eventos climáticos, catástrofes da natureza e pandemias são os mais frequentes agressores, por vezes atravessando o progresso humano por gerações. Devo lembrar, contudo, que nosso “progresso” sem aparentes restrições muitas vezes leva-nos a direções às quais não necessariamente deveríamos ir.

DESAFIOS
Tais contratempos forçam-nos a mudar, a repensar (também conhecido como “arrepender-se”). O novo coronavírus será visto como um dos eventos do tipo divisor de águas, que permitem que nossas civilizações rebeldes façam correções essenciais de curso? É certamente uma oportunidade para modificar nossos caminhos e moldar um futuro que seja mais limpo, justo e bondoso. Até mesmo Deus demonstrou vontade de “destruir o que edificou e arrancar o que ele plantou” (Jr 45.4).

DISCIPLINAS ABORDADAS:

  • Reflexão Teológica – Desafios Globais
  • Estratégias Missionárias na (pós) pandemia
  • Xenofobia ou Xenofilia – A Bíblia e a questão dos estrangeiros
  • Teologia da Criação e Pandemia
  • Missões e Escatologia – Uma perspectiva a partir do Oriente Médio
  • O Desafio do Islamismo – Uma perspectiva a partir do Norte da África e Ásia
  • Pastoreio em tempos Pandemia
  • Cuidado Integral – Cansados de quê?
  • Liderar jovens no mundo atual
  • Desafio dos Povos Minoritários no Brasil
  • A pandemia mostrou as crianças e idosos – A igreja está vendo?
  • A igreja e os diferentes tipos de ajuda no contexto da (pós) pandemia

Link da Inscrição:
Inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *